16 de junho de 2013

O que é Paralisia Cerebral? (Parte 2)



Você leu no último artigo sobre a paralisia cerebral , sobre os vários tipos dessa doença e como as terapias e o apoio dos pais no tratamento do filho é muito importante.

Relembrando que paralisia cerebral é uma lesão que acontece no cérebro no momento de parto onde falta oxigênio para o bebê ou bem depois por motivos de infecção, e que descontrola os movimentos e a postura do corpo, além de afetar a capacidade do cerebral, onde ele fica mais lento. Leia hoje sobre a coordenação motora e alimentação.

COMO AJUDAR O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO COM PARALISIA CEREBRAL
1) IMPORTÂNCIA DOS PAIS E COORDENAÇÃO MOTORA
A participação dos pais no tratamento do filho é muito importante, pois a criança vai precisar de ajuda para fazer os exercícios de alongamento dolorosos e outras coisas que irá passar no tratamento como a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiólogo.

Também os pais precisam entender que o filho vai ter muita dificuldade, principalmente com o corpo, como: não segurar a cabeça, não ficar sentada direito, mexer o corpo sem controle nenhum. Nisso entra o papel do fisioterapeuta que vai fazer alongamentos e outros exercícios que realmente fazem a criança sentir dor – é normal no começo você ficar com medo da criança se machucar e que vai te ajudar nas dúvidas.

Tenha muita paciência para posicionar ou colocar seu filho em algum lugar, faça isso devagar para ser mais segura a mudança de alguma posição, tanto para você e para ele.

2) ALIMENTAÇÃO
Um outro problema para os pais é a alimentação do filho PC.

Ao nascer algumas crianças apresentam uma sucção tão fraca que têm muita dificuldade em chupar o peito ou a mamadeira, principalmente se estiverem muito tempo com sonda.Os movimentos dos lábios, língua, palato e mandíbula podem estar afetados dificultando a mastigação e o engolir (deglutição).

Quando é altura de modificar a alimentação o problema torna-se maior, pois a mãe, não sabendo como ultrapassar as dificuldades continua a dar papas em vez de alimentos mais sólidos. Preste atenção em qual posição você dá comida ao seu filho para não dar alguma congestão, além disso, você e seu filho devem estar confortáveis (seja no colo, numa cadeira especial).

TIPOS DE ALIMENTOS
Aos poucos devem ser colocados na alimentos moles depois mais duros, isso de acordo com a idade e se a criança pode comer.


COMO DAR DE COMER AO SEU FILHO?
Os terapeutas ocupacionais devem ensinar os pais que tipo de colher, copo é mais fácil usar para alimentar a criança sem esforço, se preciso, peça ajuda para adaptar pratos, copos, colheres, etc.

Assim que seu filho começar a comer sozinho, ajude-o naquilo só necessário. Elogie e fique contente quando ele faz alguma coisa bem, e se há muita sujeira com comida seja na roupa ou no chão, use babador e alguma coisa para não sujar muito o chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar,dizendo o que acharam do nosso Blog.