16 de junho de 2013

O que é Paralisia Cerebral? (Parte 1)



Criança deve ser estimulada a brincar e a conviver com tempo
A Paralisia Cerebral é uma lesão no cérebro que acomete crianças quando estão nascendo por falta de oxigênio ou nos primeiros tempos de vida, e com que a criança tenha um descontrole de postura e movimentos incontroláveis. Os filhos podem não andar, não falar e ser dependentes.

As crianças com paralisia são inteligentes, mas existe um atraso cerebral no raciocínio pela lesão ou até mesmo pela adaptação da deficiência – como elas fazem caretas e até tenham dificuldade para falar, as pessoas podem pensar que tem algum retardo mental que aliás, não tem. Existem 4 tipos de paralisia, leia sobre cada uma:

ESPÁSTICO: Caracterizado por paralisia e aumento de tonicidade dos músculos resultante de lesões no córtex ou nas vias daí provenientes. Pode haver um lado do corpo afetado (hemiparesia), os 4 membros (tetraparesia) ou mais os membros inferiores (diplegia).

ATETOSE/DISTONIA: Caracterizada por movimentos involuntários e variações na tonicidade muscular resultantes de lesões dos núcleos situados no interior dos hemisférios cerebrais (sistema extra-piramidal).

ATAXIA: Caracterizada por diminuição da tonicidade muscular, incoordenação dos movimentos e equilíbrio deficiente, devido a lesões no cerebelo ou das vias cerebelosas.

HIPOTÔNICA: A forma hipotônica encontra-se em crianças com tônus baixo, tendo como consequência articulações frouxas, músculos mal definidos, hipermobilidade articular, menos força e resistência, de forma que essas crianças podem ser caracterizadas como “bonecas de pano” mole. Hipotonicidade é um tipo de paralisia cerebral que pode também mascarar condições degenerativas. Normalmente esta forma de paralisia cerebral é um padrão transitório que pode se transformar em uma das outras formas posteriormente.

MISTA: Na forma mista, combinam-se características da paralisia cerebral espástica, atetósica e atáxica. o tônus muscular tem um padrão mutante e a criança pode ter diferentes tipos das classificações anteriores durante seu crescimento ou ao mesmo tempo.

PRINCIPAIS PROBLEMAS
Ainda não existe nenhum remédio ou operação para a cura da paralisia cerebral, pois milhares de células cerebrais foram afetadas e que não funcionam mais, só que existe oCONTROLE E O LONGO PROCESSO DE REABILITAÇÃO (fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiólogo, etc) que precisa seriamente da ajuda dos pais para que seu filho (a) tenha uma vida melhor no futuro e de como lidar com a criança também na adolescência.

Especialmente escrito para o portal – Por Lucas

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajudem a melhorar,dizendo o que acharam do nosso Blog.